Lavar as mãos, utilizar máscara e luvas quando temos de sair à rua passou a tornar-se uma nova rotina para muitos de nós. Mas há mais uma rotina que podemos juntar a estas, e que cá por casa já o fazemos: utilizar os meios de eletrónicos para fazer pagamentos.

No fundo, é importante percebemos que mesmo perante esta situação de epidemia, o dinheiro continua a fazer parte da nossa vida e do nosso dia a dia. No entanto, a forma como o utilizamos pode deixar-nos mais expostos ao vírus do Covid-19 ou até mesmo transmiti-lo. E é por isso que temos a obrigação e a responsabilidade de alterar os nossos comportamentos.

É importante minimizar a interação que temos com objetivos comuns que possam ser fonte de propagação do vírus e como tal, no que toca a pagamentos, não vale a pena correr riscos, a melhor forma é mesmo ser prudente e evitar transações a dinheiro já que o mesmo está constantemente em contacto com várias mãos, usando em alternativa pagamentos através do seu telemóvel que é único e intransmissível.

Segundo o SIBS Analytics, as pessoas fazem em média cerca de 15 compras físicas por mês, sendo que, de acordo com o Banco de Portugal, a maior parte dos pagamentos são feitos a dinheiro. Ora, todos estes pagamentos podem ser realizados sem ser necessário usar dinheiro vivo.

Hoje em dia já conseguimos fazer compras online, fazer um pagamento numa loja com telemóvel, transferir dinheiro, fazer pagamentos de serviços, etc, sem contacto físico.  Por exemplo, tenho feito compras no supermercado perto de casa e utilizo o MB WAY. Na altura da conta aparece no terminal um QR Code com o valor a pagar e basta abrir o MB WAY para ler o mesmo. Num instante está feito o pagamento sem tocar no terminal.

Sendo também os idosos uma população de risco, cabe-nos a nós, mais jovens, dar uma ajuda nesta altura, evitando assim que estes se desloquem às caixas automáticas e também que utilizem dinheiro.

 Sempre que tomamos medidas estamos a ser verdadeiros agentes de saúde pública, já que estamos a proteger-nos a nós e aos outros. Por isso já sabe, se pensa em utilizar dinheiro, escolha os meios eletrónicos.

Fonte: SIBS Analytics