Hoje em dia já é possível abrir uma conta e começar a investir em bolsa com custos bastantes acessíveis. Ainda assim, as comissões são uma das componentes importantes quando falamos de investir em bolsa.
Para que possa comparar quais os custos praticados pelas diferentes corretoras a operar no mercado português partilho as seguintes tabelas.



Notas: – Informação atualizada a junho de 2019; – A consulta desta informação não dispensa a leitura atenta das condições de cada corretora; – Alterações aos valores apresentados poderão ser verificadas de acordo com a frequência de ordens executadas, valores movimetados, valor de carteira e tipo de conta; Fonte: Preçários e informação das corretoras |
Na hora de escolher a sua corretora, deverá ter em conta as comissões e custos associados, a qualidade do serviço prestado e o tipo de instrumentos financeiros em que quer investir.
Nota: Investir envolve riscos e deve saber que pode perder (uma parte do) seu capital. Por isso, apenas deve invistir em produtos financeiros que correspondam ao seu nível de conhecimento e experiência. |
MoneyBar: Guia para começar a Investir [Investimentos para Iniciantes]
Percebe a questão da tributação efetuada pela DEGIRO? Os dividendos de títulos portugueses são tributados a 28%? Segundo vários comentários, não, razão que me leva a questionar se será mesmo a melhor opção.
Há questões sobre a DEGIRO que me fazer ter alguma cautela, sobretudo no que respeita à tributação.
A fiscalidade é um monstruoso quebra-cabeças. É residente em Portugal? Sim. Recebe dividendos de ações portuguesas? Sim. Então é alvo de uma retenção de 28% sobre os dividendos? Não! Como os títulos estão numa conta omnibus estrangeira — que agrega muitos clientes —, o fisco português retém 35%. Outro exemplo: se o emitente pagou dividendos quando os títulos estavam emprestados, como se faz a retenção na fonte? A Degiro diz que faz um “pagamento de substituição de dividendo”. E será alvo de retenção? “Não é por norma sujeito a retenção na fonte”, dizem. Pergunto-me quais serão as exceções em que fazem retenção.
Não confio na Degiro. Tem algumas práticas questionaveis e demasiadas más reviews.
Em Portugal o melhor será o Activobank?
Sugiro que experimentem/analisem a Trading212