Se está a pensar em marcar um voo para a sua próxima viagem e não quer arruinar o seu orçamento talvez seja interessante avaliar estas dicas.

1) Compare os preços através de motores de busca para viagens. Os sites da MomondoEdreamsRumbo ou Skyscanner são apenas alguns exemplos que lhe oferecem várias companhias aéreas e apresenta os melhores preços conforme os critérios de pesquisa.

2) Coloque alertas de preços nos motores de busca. Assim quando os bilhetes estiverem ao preço que pretende irá receber um alerta.

3) Faça pesquisa também nos sites das companhias aéreas. Muitas vezes há campanhas de desconto durante alguns dias e é possível encontrar preços mais apelativos.

4) Compre o bilhete de avião na altura certa. A terça-feira, após a hora de almoço, sempre foi denominado como o melhor dia para se comprar bilhetes, já que as companhias aéreas optam muitas vezes por esse dia para colocar promoções. No entanto, um estudo da empresa norte-americana Airlines Reporting Corporation (ARC), indicou que os bilhetes de avião mais económicos encontram-se ao domingo. Já para voos internacionais é recomendada uma antecedência de 171 dias.

5) Seja flexível nas datas. Por vezes basta alterar a hora ou o dia para conseguir preços mais baixos. Evite os fins de semana, e alturas de grande afluência.

6) Fazer escalas, em vez de optar por voos diretos, pode sair mais barato. Faça as contas e veja, conforme a sua agenda, se não lhe compensa mais fazer umas paragens noutros aeroportos.

7) Os aeroportos secundários podem ser também uma solução para conseguir baixar o preço total dos voos. Se vai fazer escala avalie as várias soluções.

8) Se for um viajante mais assíduo informe-se da possibilidade de adquirir um passe aéreo. Há companhias que oferecem essa possibilidade até para fidelizar clientes

9) Procure os descontos especiais para estudantes. Pode consultar, por exemplo, o site da Statravel para encontrar viagens com descontos exclusivamente para estudantes.

10) Aproveite para acumular as milhas de passageiro frequente. Há companhias que costumam lançar campanhas de bilhetes-prémio a metade ou menos das milhas que são normalmente necessárias.

Ficam as dicas e boa viagem!