Esta é a minha “nova casa”. Este espaço marca uma nova etapa, um novo ciclo. Há muito que já estava a ser pensado e achei que tinha chegado a hora de avançar. Nesta minha nova casa vou partilhar reflexões e pontos de vista que nunca partilhei, que vão muito além das dicas de poupança, até porque hoje em dia o que não faltam são locais onde podem ir buscar informação sobre direitos, dicas e informações relacionadas com o que afeta o nosso bolso. Aqui trago a minha visão de especialista. A minha voz.

Para quem chega agora, e quiser perceber um pouco do meu percurso pode consultar a página “sobre mim“. Quem já me acompanhava noutras plataformas, ou nos media, pode estar a achar que é “novidade” ter uma plataforma com nome próprio. Mas, na realidade, há exatamente 10 anos eu tinha um blog com o meu nome e falava de finanças pessoais. Na altura talvez o mercado – e até eu – não estivessemos suficientemente maduros para alguns temas. Agora sinto que estamos prontos! Por isso, este talvez seja mais um ‘back to basics’ mas melhorado (assim espero!).

O investimento em conhecimento paga sempre os melhores juros.”

Benjamin Franklin

Há 15 anos que me dedico às finanças pessoais e à literacia financeira. Fui longe buscar conhecimento, apliquei vários princípios da minha vida e acompanhei outros tantos casos. E o que é engraçado perceber é que muitas das coisas que defendia há mais de uma década não fazem hoje sentido para mim ( e continuam na mesma a ser  apregoadas  por muitos!). E não fazem sentido, ora porque a realidade é diferente, ora porque há uma ‘décalage’ grande entre o que seria “ideal” e a sua aplicação. E, se pensarmos bem, é por isso que muitas vezes não temos os resultados pretendidos.

“Insanidade é continuar a fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Albert Einstein

Aqui vou partilhar muito do que aprendi nos últimos anos relacionado com literacia financeira, com poupança e investimento, com gestão e produtos financeiros, com economia comportamental e coaching financeiro, assim como outras áreas que me permitem hoje ter uma visão 360 das finanças pessoais.

Aprendi muito em formações, em livros, com mentores e no terreno com pessoas reais. Sim, porque há uma grande distância entre ficar nos livros e ir ver o impacto na vida das pessoas. Do mesmo modo em que é muito diferente olhar para as pessoas sem perceber os contextos económicos, financeiros e comportamentais.

As finanças pessoais, a educação e literacia financeira são uma paixão. Foi isso que me levou a largar tudo. Foi isso que me levou a despedir-me, a deixar o ‘estatuto’, o ordenado e estabilidade financeira para me dedicar a fazer o que amo! E claro, também o fiz porque planeei a indepedência financeira. 🙂 Nestas coisas é importante o ‘walk the talk’! Além disso, como costumo dizer, “informação é poder”. E se queremos ter mais poder sobre a nossa vida, se queremos sermos nós a controlar o nosso dinheiro e não o dinheiro controlar-nos temos de nos informar, e formar. Temos, primeiramente de investir em nós, no nosso conhecimento e literacia financeira.

“Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.”

Derek Bok

Ao longo deste percurso conheci pessoas fantásticas. Desde os maiores crânios a nível financeiro, até às pessoas mais simples e altruístas. Retirei as maiores aprendizagens com quem menos tinha. Apaixonei-me pelos números, pelos mercados onde me sinto ‘like a kid in a candy shop’.

Nas finanças pessoais o que me apaixona é o encontro de duas coisas que adoro: finanças e pessoas! Nesta equação as finanças são o numerador e as pessoas o denominador. Uma não vive sem a outra. E conhecimento é o expoente que potencializa e transforma tudo! (Acho que esta frase confirma um pouco aquilo que se designa como o meu lado ‘money nerd’ 🙂 )

Neste novo espaço vou tentar trazer temas polémicos. Vou esperar que quem acompanhe esta plataforma partilhe as suas ideias, seja crítico mas também respeitador. É o que chamo de “opinião com elevação”! Mas com a categoria de pessoas que me acompanha acho que nem tenho de insistir no tema. 😉

Luck is a point where hard work meets the opportunity

Firoz Thairinil

Agora no arranque recuperei alguns textos e entrevistas que tinha feito e que acredito manterem-se atuais. Mas o melhor ainda está por vir.

E pronto, agora espero que se sintam confortáveis e continuem a acompanhar os temas! Sejam bem-vidos à minha nova casa!